31. Compartilhe o Reconhecimento. Publicamente
- Ivan Abreu Paiva
- 24 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Nenhum líder ou gestor entrega seus objetivos, metas e resultados sozinho. No mundo corporativo não há carreira solo; o trabalho é em equipe e o reconhecimento também deve ser.
Na pirâmide de hierarquia das necessidades de Maslow a realização pessoal, o reconhecimento e a satisfação pelo trabalho realizado estão no patamar mais alto de um indivíduo.
Isto é claro; com o tempo, com a experiência, com o refinamento das escolhas do que é importante e do que não é, do reconhecimento das nossas limitações, quando as perguntas sobre “Qual o legado que vou deixar?”, “Pelo que se lembrarão de mim?”, “Quem serão meus filhos?” forem feitas, e fizerem sentido, elas trarão sofrimento para muitos que fizeram escolhas erradas, do tempo onde havia oportunidade de estar junto, elogiar e reconhecer o crescimento que não mais voltará.
Faça hoje a mudança, que fará muita diferença; vai responder e trazer paz ao coração, da sua equipe, sua família, amigos e por que não, até dos que não são tão amigos.
O elogio pelo reconhecimento tem que ser público e esta publicidade é tão importante quanto aquela que deve haver na concordância com um plano e um cronograma de resultados, que gera o verdadeiro compromisso dos participantes.
Se o reconhecimento é canalizado apenas para o líder ou pior, para aqueles que não contribuíram para tal, então, esta publicidade é um fator higiênico que concorre diretamente para a desmotivação e para o desengajamento.
A injustiça é interpretada como ingratidão; promove afastamento, rancor e mágoa. Os empregados passam a “medir” o seu comprometimento contra o que acham ser justo; trabalham o que acreditam ser o valor do que ganham. Alguns tornam-se desengajados ativamente.
O resultado é a desconexão dos motores que impulsionam os processos de geração de valor da organização, perda da capacidade de inovação e da melhoria contínua. Empregados desengajados que deixam de ocupar seus intelectos no desenvolvimento do negócio.
No sentido contrário, empregados reconhecidos recebem “de graça” motivação para elevar o seu envolvimento, engajamento, colaboração e qualidade de seus serviços a níveis de excelência, são ativos na gestão da segurança da informação e continuidade do negócio, trabalham algumas horas a mais por dia, sem cobrar nada a mais por isto.
Reconheça publicamente aqueles da sua equipe que se destacaram, faça nas oportunidades mais simples que você tem no dia a dia:
Reuniões do Conselho, de Diretoria, de Gerência ou da sua área
Quando apresentar seus projetos fora da organização
Presenteie com símbolos simples, mas de muita relevância:
Placa ou Quadro
Diploma de Excelência
Bônus
Bandeira
Relógio
Comments