32. Agradecimento. A marca da liderança
- Ivan Abreu Paiva
- 24 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Líderes que promoveram mudanças que impactaram seus grupos e até a humanidade têm um padrão de comportamento. Homens e mulheres reconhecidos por produzirem mudanças, transformaram culturas, libertaram povos, da pobreza produziram riquezas, em meio à injustiça plantaram as bases da justiça social e deixaram sua marca impregnada na humanidade, no direito, nós códigos de conduta, nas artes e na crença de muitos.
Dotados de talentos comuns, não contavam com dinheiro, mas foram determinados e perseverantes, sofreram e resistiram, e usaram de forma criativa os recursos simples, mas disponíveis simples que estavam à sua volta.
Inspiraram sua visão de um futuro melhor, convictos nas suas crenças, transformaram à sua volta com seus valores, caminharam sobre a sua perseverança e fé, julgaram com justiça, usando o mesmo peso e mesma medida e foram gratos, reconhecendo publicamente o seu agradecimento.
Os lideres reconhecem o esforço, em todo o tempo, dos que estão em evidência e daqueles que estão “apenas” na retaguarda, e isto lhes rende muito resultado.
Em uma sociedade marcada pela competição, pelas “castas” sociais, pela solidão interior, injustiça, degradação dos valores, pelo individualismo como instrumento para sobrevivência e proteção, pelo paradoxo do compromisso esperado pelas empresas e pelas demissões para manter as margens, então os momentos de reconhecimento são como “balsamo” em corações áridos de empregados com baixa estima, sentindo-se desvalorizados e desprezados.
Você tem muitos motivos para reconhecer com gratidão, anda que outros à sua volta olhem o esforço com desprezo ou indiferença, ou ingratidão. Vá além dos limites dos papeis e responsabilidades, reconhecendo eventos de:
Superação
Coragem
Exposição pública
Demonstração de bondade
Construção de valores
Sacrifícios pessoais
Ações que promovem resultados no futuro
Alinhamento com a liderança
Condutas que são sinais para a mudança
Comments